Josina Machel, filha do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel, usou as redes sociais para recordar a data em que o seu pai completaria 92 anos de idade, caso estivesse vivo. Num texto carregado de emoção, partilhou memórias pessoais e a saudade que permanece desde a sua partida em 1986.
“Parabéns no céu e na terra, pai. Vieste, serviste e partiste. Depois de este tempo todo, ainda choro em dias como hoje… Gostaria de brincar com a tua barba, cantarmos juntos e abraçar-te sem fim. Parabéns papá”, escreveu Josina.
Order now and enjoy the best of Quinta NICY!
Last duck stock at Quinta NICY!
A publicação foi acompanhada de uma fotografia histórica, captada a 25 de setembro de 1980, quando a patente de Marechal das Forças Armadas – a mais alta da hierarquia militar moçambicana – foi atribuída a Samora Machel, no âmbito da institucionalização de patentes e galardões nas Forças de Defesa e Segurança.
Samora Machel, líder carismático e figura central da luta de libertação nacional, perdeu a vida a 19 de outubro de 1986, em Mbuzini, na sequência de um acidente aéreo. Apesar da sua partida precoce, continua a ser lembrado como um símbolo da independência, da unidade e da soberania de Moçambique.
Hoje, passados 39 anos da sua morte, a memória de Samora permanece viva nas novas gerações, não apenas através da história oficial, mas também no testemunho íntimo e afetivo da sua família.











































