Geny Catamo, aos 22 anos, está finalmente a afirmar-se no Sporting, e sua excelente exibição contra a Atalanta recentemente mereceu aplausos das bancadas e está justificando uma renovação de contrato. As conversas para esta renovação estão em andamento, com o aumento salarial como um dos pontos-chave. O extremo moçambicano atualmente recebe um salário consideravelmente baixo na folha de vencimentos do clube, e isso está prestes a mudar.
O contrato de Geny Catamo com o Sporting atualmente vai até junho de 2025, no entanto, tudo indica que será estendido por mais três anos, até 2028. Isso significa que o jogador continuará a fazer parte da equipa leonina por mais quatro épocas e meia, até a temporada 2027/2028. Além disso, a cláusula de rescisão, que atualmente está em €45 milhões, também deve subir para os €60 milhões de euros.
Um dos fatores que contribuíram para essa decisão foi a atuação de Geny Catamo contra a Atalanta. Após uma primeira parte difícil, em que o Sporting estava perdendo por 0-2, o treinador Rúben Amorim lançou Catamo e Marcus Edwards para o ataque. A mudança deu novo fôlego à equipa, com Catamo até tendo uma oportunidade de empatar o jogo.
As estatísticas da época 2023/2024 mostram que Catamo já disputou 7 jogos na Liga, com uma média de 36 minutos por jogo. Embora ainda não tenha marcado golos, contribuiu com 1 assistência. Sua presença no plantel principal do Sporting e seu desempenho em campo justificam o reconhecimento por meio dessa renovação contratual.
Além da renovação, o Sporting está trabalhando para adquirir os 75% restantes do passe de Catamo que pertencem ao Amora. Isso é uma demonstração do compromisso do clube com o desenvolvimento do jogador. Geny Catamo chegou ao Sporting em 2020 e, desde então, tem mostrado um progresso notável, passando por empréstimos a clubes como V. Guimarães e Marítimo.