A jornalista moçambicana Sheylah Wilson, da CDD – Centro para Democracia e Desenvolvimento, protagonizou um momento no Brasil ao encontrar o ator Bill Marcondes, conhecido por interpretar o icónico personagem Jamanta na série brasileira “Turma do Gueto”. A produção televisiva, que fez sucesso no início dos anos 2000, conquistou não apenas o público brasileiro, mas também ganhou grande popularidade em Moçambique, tornando figuras como Jamanta memoráveis para o público moçambicano.
Sheylah está no Brasil a convite da Transparência Internacional e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), onde participou como oradora na mesa redonda Panorama Geopolítico do Jornalismo Lusófono: fazer investigação sob pressão. O evento reúne profissionais da área da comunicação de países de língua portuguesa, com foco em desafios, experiências e práticas do jornalismo investigativo.
Encomende agora e saboreie o melhor da Quinta NICY!
Último stock de pato na Quinta NICY!
Além da sua intervenção no evento, Sheylah destacou nas redes sociais a forte representação moçambicana na conferência, enaltecendo a presença de colegas que partilham o mesmo compromisso com o jornalismo de qualidade. “Nesta jornada, não estive sozinha. Tive a honra de estar ao lado de outros três moçambicanos que representaram o nosso país com muita garra e excelência: Afonso Chavo, jornalista económico da TV Sucesso; Celestino Joanguete, docente e coordenador executivo do Centro de Investigação de Comunicação e Artes da Universidade de Moçambique; e Luís Nhanchote, coordenador executivo do Centro de Jornalismo de Investigação de Moçambique”, escreveu.
A participação dos jornalistas moçambicanos reforça o crescente protagonismo do país nas discussões internacionais sobre a liberdade de imprensa, integridade jornalística e combate à corrupção. O reencontro entre Sheylah e o ator Bill Marcondes também simboliza os laços culturais profundos entre Moçambique e Brasil, onde a televisão, a música e a língua são pontes que unem povos e histórias.