O músico moçambicano Reffiler Boy, reconhecido como um dos nomes mais consistentes da província de Gaza, usou recentemente as suas redes sociais para dirigir uma mensagem aos artistas emergentes Mr. Xikheto e Mr. Tonito, também naturais de Gaza, que têm vindo a destacar-se no género da marrabenta.
Na sua publicação, Reffiler Boy alertou para a necessidade de foco e maturidade no percurso artístico. “Estes dois jovens, no dia que descobrirem que ganhar dinheiro vale mais que esses titulizinhos desnecessários, vão parar com essa bagunça e vão se focar em trabalhar”, escreveu.
Encomende agora e saboreie o melhor da Quinta NICY!
Último stock de pato na Quinta NICY!
Aproveite enquanto há! Só esta semana temos pato fumado 2kg por 850MT e pato normal 2kg por apenas 800MT!
Garanta já o seu antes que acabe. Clique na imagem e faça a sua encomenda.
O artista também apontou críticas à forma como os dois jovens vêm se posicionando em entrevistas, sobretudo quando se veem envolvidos em comparações e rivalidades alimentadas por certos entrevistadores. “Tenho um conselho pra ambos… evitem falar pras entrevistas quando não sabem o que falar, sob pena de se ofenderem”, alertou.
Reffiler referiu ainda que tanto Mr. Xikheto como Mr. Tonito já foram colocados em situações desconfortáveis em entrevistas, onde acabaram por fazer declarações que desvalorizavam, ainda que involuntariamente, o outro. “O mesmo entrevistador já colocou Tonito em saia justa e depois fez o mesmo com Xikheto, sem que nenhum dos dois se apercebesse do impacto das palavras”, explicou.
A mensagem termina com um apelo claro: que os artistas mantenham o foco na criação musical e evitem entrar em conflitos que, segundo Reffiler Boy, são prejudiciais tanto para a imagem individual quanto para o crescimento coletivo da música moçambicana. “O país apresenta espaço para todos”, concluiu.






















