O Costa do Sol, um dos principais clubes de futebol de Moçambique, está proibido de inscrever novos jogadores devido a irregularidades, conforme noticiado pelo site Golo Válido. Esta decisão faz parte de uma sanção mais ampla da FIFA, que baniu mais de 90 clubes africanos de inscrever novos jogadores, incluindo clubes da África do Sul, Angola, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Egito, Marrocos, entre outros países.
A lista dos clubes proibidos pela FIFA inclui:
– 🇲🇿 Costa do Sol (Moçambique)
– 🇿🇦 Royal AM, Richards Bay, TS Galaxy, JDR Stars, Free State Stars, Witbank Spurs, Royal Eagles, BTM Sports (África do Sul)
– 🇦🇴 Clube Desportivo 1° de Agosto, Progresso Sambizanga (Angola)
– 🇩🇿 Relizane, Medea (Argélia)
– 🇧🇯 Academie, Jeunesse (Benim)
– 🇨🇲 Eding (Camarões)
– 🇨🇬 Congo Les Aigles (Congo)
– 🇨🇩 Motema Pembe, St Eloi Lupopo, TP Mazembe (República Democrática do Congo)
– 🇨🇮 SC Gagnoa, Williamsville (Costa do Marfim)
– 🇪🇬 Future, Al Masry, Eastern Company, Haras El Hodod, Misr Makassa, Nogoom, Zamalek (Egito)
– 🇬🇶 Malabo Kings, Panthers (Guiné Equatorial)
– 🇪🇹 Adama City, Ethiopian Insurance, JCFC, SKFC, Welkite (Etiópia)
– 🇬🇦 Mberi, Missile, Sportive (Gabão)
– 🇬🇭 Pacific Heroes, Platini (Gana)
– 🇬🇳 Horoya (Guiné)
– 🇰🇪 Sofapaka (Quênia)
– 🇱🇾 Al Khoms, Wefaq, Al Afriqi, Al Madima, Zuwara (Líbia)
– 🇲🇱 Guidars (Mali)
– 🇲🇦 SCC Mohammédia, Wydad, CODM Meknes, Difaa, Husa, Ittihad Riadhi, Kasbah Tadla, Maghreb, Morgheb, Mouloudi, Nahda, Olympic Safi, Raja Beni Mellal, Raja Casablanca (Marrocos)
– 🇳🇦 African Stars (Namíbia)
– 🇳🇪 Sonidep, Sahel FC (Níger)
– 🇳🇬 Ifeanyi, Dabo Babes, Katsina, MFM (Nigéria)
– 🇷🇼 Association Sportive, Etincelles, Kiyovu (Ruanda)
– 🇸🇩 Al Falah, Shandi, Haidob, Hay Al-Arab (Sudão)
– 🇹🇿 Biashara, Fountain Gate, Singida, Tabora (Tanzânia)
– 🇹🇳 Avenir, Club Africain, CS Sfaxien, Croissant, Métlaoui, Etoile, Olympique De Beja, Ben Guede, Union Sportive Sbeitla, US Tataouine (Tunísia)
– 🇺🇬 Mbarara (Uganda)
– 🇿🇲 Buildcon, Indeni, Lusaka Dynamos (Zâmbia)
Esta medida da FIFA visa corrigir irregularidades administrativas e garantir que os clubes cumpram com as normas internacionais. A proibição de inscrever novos jogadores representa um desafio significativo para os clubes afetados, incluindo o Costa do Sol, que terá que lidar com as limitações em seu elenco para a próxima temporada.
A FIFA ainda não detalhou as especificidades das irregularidades de cada clube, mas a medida é um sinal claro da determinação da entidade em manter a integridade e a justiça no futebol mundial.
O impacto desta proibição poderá ser significativo para o Costa do Sol, que é um clube de destaque em Moçambique e frequentemente participa em competições continentais. A necessidade de conformidade com as regulamentações da FIFA é agora uma prioridade para a administração do clube, que deverá trabalhar para resolver quaisquer pendências e restaurar sua capacidade de inscrever novos talentos.











































