A 34ª edição do Campeonato Africano das Nações teve um início emocionante neste sábado, 13 de Janeiro, em Abidjan, com a seleção da Costa do Marfim enfrentando a Guiné Bissau. Diante de uma multidão de 36.900 espectadores no estádio olímpico Alassane Outtara, o time anfitrião marcou uma vitória convincente por 2-0, em um jogo que marcou a abertura do torneio que se estenderá até 11 de Fevereiro.
Desde os primeiros minutos, os Elefantes mostraram sua determinação, com Seko Fofana encontrando a rede aos 4 minutos, capitalizando a passividade da defesa dos Djurtos. O público estava animado com a cerimônia de abertura e rapidamente viu a Costa do Marfim assumir o controle do jogo.
Com uma vantagem precoce, o ritmo do jogo não atingiu a intensidade esperada, pois a equipe da casa conseguiu gerenciar o tempo e o placar. A Guiné Bissau mostrou uma notável falta de capacidade de resposta para igualar o marcador, permitindo que a Costa do Marfim mantivesse sua posição dominante.
No segundo tempo, a equipe anfitriã continuou controlando o jogo, tirando proveito da apatia da defesa adversária. Aos 58 minutos, Jean-Phillips Asso ampliou a vantagem para 2-0, consolidando a posição da Costa do Marfim.
O treinador francês Jean Louis Gasset traçou o objetivo da conquista dos três pontos, e sua equipe cumpriu com sucesso. O resultado não sofreu alterações, e a Costa do Marfim celebra sua primeira vitória na competição, solidificando suas aspirações no Campeonato Africano das Nações. O desempenho promissor na estreia certamente eleva as expectativas para o restante do torneio.











































