Tributo a José Craveirinha integra o evento “Poesia e Sensorialidade” em Maputo

Hoje, dia 29 de agosto, Maputo acolhe uma celebração singular da obra de José Craveirinha, no âmbito do evento “Poesia e Sensorialidade: Versos que Degustam a Vida”, promovido pela marca Nwanyi no complexo Batuque e Maçaroca. Um dos destaques da programação será o projeto “Poemas Cantados, Tributo a José Craveirinha”, conduzido pelo músico e compositor D’Manyissa, que é também autor do projecto.

Encomende agora e saboreie o melhor da Quinta NICY!

Último stock de pato na Quinta NICY!

O projeto, iniciado em 2022 para celebrar o centenário de Craveirinha, já passou por diversos palcos de Maputo, incluindo o Município, a Associação dos Músicos, a Associação dos Escritores, o Festival da Mafalala, restaurantes como Boske e El Patron, o Auditório da TMCel e o Centro Cultural da UEM. Segundo D’Manyissa, trata-se de uma iniciativa contínua, sem prazo de validade, que busca manter viva a memória das obras do poeta, combinando poesia e música.

“O projeto consiste em selecionar poemas de José Craveirinha e compor músicas para cada um deles. É uma forma interessante de convidar a audiência a ler as obras do poeta maior de Moçambique”, explica D’Manyissa. O tributo conta com instrumentistas de excelência, como Nicolau Cauaneque nos teclados e Amade Cossa na percussão, e intérpretes como Helena Rosa e Kayena Xihiwa, membros do Majescoral.

Entre os poemas musicados estão: Grito Negro, No Outro Tempo, Eternos Sagazes, Timbileiros, Poema do Futuro Cidadão e Sementeira, entre outros. O projeto visa valorizar e disseminar a literatura moçambicana, com impacto positivo entre o público que aprecia poesia e música.

O público poderá desfrutar de um momento agradável no Jardim da Sommershield (Garden Grill), com entrada a 1.000 Mts, incluindo a degustação de vinho ou a compra de livros no mesmo valor. Os livros disponíveis serão das editoras Alcance Editora, Gala-Gala Edições e Inter-Escolas, Catálogus e The Bookshelf.

A programação completa do dia inclui diversas atividades, com abertura das portas a partir das 10h, passando por oficinas, tertúlias literárias, rodas de conversa, momentos sensoriais e meditação sonora, até culminar às 18h com o tributo de D’Manyissa, seguido de música ao vivo com Eddy Dimande, sessões de networking e encerramento performativo com DJ Daroque Tchil Out.

D’Manyissa destaca que o tributo é também uma forma de valorizar a cultura moçambicana presente nos poemas de Craveirinha, trazendo à tona vivências e realidades do país. Para o público, a experiência promete combinar a sensibilidade da poesia com a energia da música, num ambiente acolhedor e culturalmente rico.

O SEU FORNECEDOR
NATURALMENTE SAUDÁVEL
ACADEMIA IHAPARI
MÚSICA MOÇAMBICANA

Episódio 21 – A educação e a exclusão

Episódio 20 – O tempo dos trabalhadores e das missões

Episódio 18 – “O tempo das vozes baixas”

Episódio 17 – A convivência e o choque

A cidade dividida

Episódio 15 – As resistências esquecidas