As duas equipes que representam Moçambique nas competições africanas já realizaram os seus jogos da primeira mão da primeira eliminatória para a fase de grupos, com resultados mistos que colocam o país em um saldo de 50% positivo.
Black Bulls Atropela bruscamente Alizé Fort na Taça CAF com Goleada Histórica
O Black Bulls protagonizou um espetáculo de futebol ao vencer o Alizé Fort por um expressivo 7-0, em jogo válido pela Taça CAF. A equipe moçambicana demonstrou superioridade em campo desde o início, com Hammed abrindo o marcador logo aos 3 minutos. Stephen ampliou a vantagem aos 13 minutos, e Victor fez o terceiro aos 36 minutos, estabelecendo um placar confortável antes do intervalo.
No segundo tempo, o domínio continuou com Danilo marcando aos 62 minutos. Nos minutos finais, a equipe selou a vitória com três gols em sequência: Chamito aos 79 minutos, Ayuba aos 81 minutos, e Ejaita aos 82 minutos, completando a goleada e colocando o Black Bulls em uma posição extremamente favorável para o jogo de volta.
Ferroviário da Beira Sofre Derrota na Liga dos Campeões Africanos
Enquanto o Black Bulls celebrava a sua vitória, o Ferroviário da Beira enfrentou um desafio mais complicado na Liga dos Campeões Africanos. Representando Moçambique nesta competição, o clube sofreu uma derrota por 1-0 diante do Mbabane Swallows, de Eswatini, no primeiro jogo da primeira mão da eliminatória.
O Ferroviário da Beira não conseguiu encontrar o caminho do gol e acabou cedendo o único tento da partida, complicando suas chances de avançar na competição. Com a desvantagem mínima, a equipe precisará reverter o placar no jogo de volta, em casa, para manter viva a esperança de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.
Perspectivas para o Futuro
Com o Black Bulls em uma posição de vantagem após a vitória esmagadora na Taça CAF, Moçambique pode sonhar com a classificação dessa equipe para a fase de grupos. Por outro lado, o Ferroviário da Beira terá que se superar e buscar a vitória no segundo jogo para não ser eliminado precocemente da Liga dos Campeões Africanos.
Este início de campanha nas competições continentais coloca Moçambique em um cenário de expectativas mistas, com um desempenho promissor de um lado e um desafio considerável do outro. O próximo passo será decisivo para ambas as equipes e para as aspirações do país no futebol africano.