Questionada Iveth Mafundza Espada numa entrevista para a rádio indico sobre a sua carreira profissional e a música, a mesma afirmou:
“Eu me considero alguém que foi profundamente influenciada pelo Hip-Hop no meu jeito de ser. O Hip-Hop me mostrou sobre justiça social. Quando as pessoas me perguntam se sou Rapper, Advogada e Activista de Direitos Humanos, digo que sou ambos. Mas foi o Rap que me mostrou o caminho”
IVETH sempre foi defensora dos direitos humanos agregando mais valores a sua formação como jurista e forma resiliente é apologista ao movimento feminista, de tal modo mantém o seu punho no ar para o Hip-Hop e é considerada uma das melhores rappers femininas do nosso pais.
A entrevista que foi concedida á Rádio Índico via telefónica dirigida pelo Locutor e Comentador Bruce Lau Fu foi no âmbito da promoção da música
Gravada na língua portuguesa a música da cantora Iveth Mafundza é um clamor a paz onde o mesmo termo “Paz” é citado em 11 línguas na música incluindo Changana.
*”Leave no one behind”* é o novo single da cantora moçambicana *Iveth* que conta com a participação de *Hot-blaze* no refrão e de *7Kruzes e Billy Ray* na Produção. A música que antecede seu 2º álbum de originais *Entre(tanto)*, relata o percurso das sociedades na luta pelos seus direitos até a aprovação da DUDHs, que comemora os seus 75 anos em 2023.
O objectivo da música é primeiro não deixar ninguém para trás e avançar no que tange aos Direitos Humanos que continuam sendo um desafio. Comunicar de forma mais abrangente com os jovens e várias camadas sociais com muita arte e melodia sendo esta uma forma mais rápida de atingir as classes.
De forma erudita, Iveth fala dos desafios passados, presentes e futuros das sociedades actuais em vários contextos. E sem ignorar as vozes do hoje, termina a música com um clamor de paz pelo mundo em 11 línguas, incluindo o xangana- Nkululeko.
Está de parabéns toda a equipe envolvida nesta obra de arte e tudo indica que o video está para breve.
Uma música mais do que necessaria face aos desafios e incertezas que enfrentamos nos ultimos tempos.