Moçambique vai disputar três janelas de acesso ao “Afrobasket” Costa do Marfim 2025

o último fim de semana, a FIBA-África reuniu-se para sua primeira reunião do Conselho Central, marcando o início do ciclo 2023-2027. O evento contou com a presença de destacados membros moçambicanos, incluindo Aníbal Manave, presidente do organismo, e Clarisse Machanguana, que foi indicada para a Comissão das Seleções Jovens da FIBA-Mundo no ano anterior.

Aníbal Aurélio Manave, presidente da FIBA-África, juntamente com Alphonse Bile, diretor executivo do órgão, lideraram o evento realizado no coração decisório da modalidade do basquetebol continental. A reunião, prestigiada pela presença do presidente da Fundação FIBA, Hamane Niang, e membros do Conselho Central da FIBA, Pascale Mugwaneza e Jean Michel Ramaroson, resultou em importantes decisões para o futuro do basquetebol africano.

Uma das principais decisões foi a atribuição da organização do “Afrobasket” 2025 à Costa do Marfim, com a competição a ser realizada em julho, em Abidjan. Será a segunda vez que o país sediará o torneio, após ter sido anfitrião em 2013. Além disso, ficou definido que a Nigéria, Senegal, Mali e Ruanda, semi-finalistas de 2023, estão automaticamente qualificados para o torneio.

Angola também recebeu o aval para sediar o “Afrobasket” masculino de 2025, evento que contará com a participação de 16 seleções, como vem acontecendo desde 2007.

Além disso, foram discutidas as competições dos escalões de formação, com destaque para o Campeonato Africano sub-18 masculino e feminino deste ano, que acontecerá na África do Sul, entre 9 e 18 de agosto. A fase de apuramento para o “Afrobasket” sub-18 masculino e feminino está programada para decorrer de abril a junho.

Durante a reunião, também foram analisados os relatórios sobre as recentes eliminatórias para o “AfroBasket” de 2025 e sobre a edição inaugural da Liga Africana de Basquete Feminino da FIBA África (AWBL). Após análises, a FIBA-África decidiu renomear a AWBL para Liga dos Campeões Africanos de Basquete Feminino (WBCLA), com a edição inaugural programada para dezembro deste ano, em Marrocos.

Em termos administrativos, o Conselho Central da FIBA-África propôs um aumento do Comité Executivo de 7 para 9 ou 11 membros, sujeito à aprovação final. Estas decisões e agendas estabelecidas pela FIBA-África representam um passo significativo para o desenvolvimento e crescimento contínuo do basquetebol no continente africano.

Gostou deste conteudo?

Partilhe !!!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

INSPIRANDO MUDANÇAS

INSPIRANDO MUDANÇAS GABRIEL JUNIOR

INSPIRANDO MUDANÇAS GILBERTO MENDES

MAIS NOVIDADES

DIAMOND PLATNUMZ PARTILHA VÍDEO DE BONECA BARBIE DANÇANDO SUA MÚSICA

ANIANO TAMELE ESTREIA SEU NOVO VÍDEOCLIPE INTITULADO “NDJETXETXE

Sheila Ibrahimo Compartilha sua Experiência em Dubai com seus Seguidores

DJ Faya Imortaliza Zaida Chongo com Remix de “Drenagem” ao Lado dos Filhos

Nelo dos Santos Compartilha Momento de Apreciação Musical com “Narcisismo” de Lizha James

Valter Artístico expressa gratidão ao produtor Tanzaniano Geniusjini x66 e anuncia novos projetos enquanto está na África do Sul

Conectando Moçambique

Discover more from IHAPARI

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading