Moçambique vai disputar três janelas de acesso ao “Afrobasket” Costa do Marfim 2025

o último fim de semana, a FIBA-África reuniu-se para sua primeira reunião do Conselho Central, marcando o início do ciclo 2023-2027. O evento contou com a presença de destacados membros moçambicanos, incluindo Aníbal Manave, presidente do organismo, e Clarisse Machanguana, que foi indicada para a Comissão das Seleções Jovens da FIBA-Mundo no ano anterior.

Aníbal Aurélio Manave, presidente da FIBA-África, juntamente com Alphonse Bile, diretor executivo do órgão, lideraram o evento realizado no coração decisório da modalidade do basquetebol continental. A reunião, prestigiada pela presença do presidente da Fundação FIBA, Hamane Niang, e membros do Conselho Central da FIBA, Pascale Mugwaneza e Jean Michel Ramaroson, resultou em importantes decisões para o futuro do basquetebol africano.

Uma das principais decisões foi a atribuição da organização do “Afrobasket” 2025 à Costa do Marfim, com a competição a ser realizada em julho, em Abidjan. Será a segunda vez que o país sediará o torneio, após ter sido anfitrião em 2013. Além disso, ficou definido que a Nigéria, Senegal, Mali e Ruanda, semi-finalistas de 2023, estão automaticamente qualificados para o torneio.

Angola também recebeu o aval para sediar o “Afrobasket” masculino de 2025, evento que contará com a participação de 16 seleções, como vem acontecendo desde 2007.

Além disso, foram discutidas as competições dos escalões de formação, com destaque para o Campeonato Africano sub-18 masculino e feminino deste ano, que acontecerá na África do Sul, entre 9 e 18 de agosto. A fase de apuramento para o “Afrobasket” sub-18 masculino e feminino está programada para decorrer de abril a junho.

Durante a reunião, também foram analisados os relatórios sobre as recentes eliminatórias para o “AfroBasket” de 2025 e sobre a edição inaugural da Liga Africana de Basquete Feminino da FIBA África (AWBL). Após análises, a FIBA-África decidiu renomear a AWBL para Liga dos Campeões Africanos de Basquete Feminino (WBCLA), com a edição inaugural programada para dezembro deste ano, em Marrocos.

Em termos administrativos, o Conselho Central da FIBA-África propôs um aumento do Comité Executivo de 7 para 9 ou 11 membros, sujeito à aprovação final. Estas decisões e agendas estabelecidas pela FIBA-África representam um passo significativo para o desenvolvimento e crescimento contínuo do basquetebol no continente africano.

O SABOR QUE ENCANTA
Facilita as tuas compras
O SEU FORNECEDOR
NATURALMENTE SAUDÁVEL
ACADEMIA IHAPARI
TV DIGITAL
DESPORTO NACIONAL
MÚSICA MOÇAMBICANA

A cidade dividida

Episódio 15 – As resistências esquecidas

Episódio 14 – “O continente em leilão”

Episódio 14 – O tempo dos contratos e das cruzes

Capítulo 51 – Unidos pelo Sonho

Capítulo 50 – A Força de Acreditar em Si