25 de Maio: Dia Mundial do Futebol

Os aficionados pelo desporto mais popular do mundo terão agora um dia dedicado exclusivamente ao futebol: o Dia Mundial do Futebol, a ser celebrado anualmente em 25 de Maio. Esta decisão histórica foi tomada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que adotou por consenso uma resolução proclamando este dia como uma homenagem ao desporto que cativa milhões em todo o globo.

A escolha da data não é aleatória, mas sim uma reverência ao 100º aniversário do primeiro torneio internacional de futebol, que ocorreu em 25 de Maio de 1924, durante os Jogos Olímpicos de verão realizados em Paris. Este marco histórico, que reuniu equipas de todas as regiões pela primeira vez, é agora celebrado como um momento emblemático na trajetória do desporto.

A resolução, co-patrocinada por mais de 160 países, destaca o futebol como uma linguagem universal que transcende fronteiras nacionais, culturais e socioeconómicas. Taher El-Sonn, embaixador da Líbia nas Nações Unidas, enfatizou que o futebol vai além de ser apenas um jogo, sendo também uma ferramenta poderosa para a promoção da igualdade de género, inclusão social e cooperação internacional.

O futebol, segundo El-Sonn, desempenha um papel fundamental na defesa da igualdade e no estabelecimento de um terreno comum onde pessoas de diferentes origens podem convergir, promovendo entendimento mútuo, tolerância e solidariedade.

A resolução reconhece ainda o papel crucial desempenhado pela FIFA, órgão reitor internacional do futebol, bem como pelas confederações e federações nacionais de futebol, na promoção e desenvolvimento da modalidade em todo o mundo.

Gostou deste conteudo?

Partilhe !!!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

INSPIRANDO MUDANÇAS

INSPIRANDO MUDANÇAS | REINILDO MANDAVA | GENY CATAMO | BRUNO LANGA

INSPIRANDO MUDANÇAS GABRIEL JUNIOR

INSPIRANDO MUDANÇAS GILBERTO MENDES

MAIS NOVIDADES

Parece que Moçambique Era Só para Dar um ”Olá”

Gasso Franco Realiza Show na Europa com Grande Público e Mantém Mistério sobre Localização

Mais uma Família Moçambicana Convida Mana Cecy para Participar da Cerimônia Kulaya, Onde Deixou Vários Conselhos para a Noiva

Gasso Franco Deixa Portugal e Ruma a Outro País Europeu

Canarinhos Chegam a Maxixe Amanhã para Enfrentar a AD Vilankulo na Segunda-feira

Domingos Macandza Mostra aos Seus Fãs a Sua Esposa

Conectando Moçambique

Discover more from IHAPARI

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading